Conseguir uma bolsa de estudo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem tantas opções e tantas tipos de bolsas a disposição no mercado.
Mas, separamos algumas dicas para que você entenda como funciona cada tipo, como escolher e os passo que precisa dar para conquistar a sua. Sendo uma excelente forma de ter uma ajuda extra para iniciar uma faculdade ou curso superior, as bolsas de estudo estão entre as primeiras opções de recém formados no ensino médio. Pois, esse auxílio pode tanto isentar integralmente ou parcialmente as mensalidades dos estudantes, sendo um alívio para o bolso da maioria deles.
Tipos de bolsas de estudo
Atualmente existem inúmeras bolsa de estudos disponíveis no mercado, e dentre as mais conhecidas são:
- Integrais: que vão cobrir 100% do custo do curso superior;
- Parciais: que irão cobrir uma parcela desses custo, normalmente é 50%;
- Programas do governo: são os programas que são oferecidos pelo governo do país, por exemplo ProUni, Fies, etc;
- Empresas privadas: Programa de Bolsas oferecidos por empresas sem ligações governamentais, faculdades particulares, por exemplo.
Além dessas existem outras como as de iniciação científica, bolsas de pesquisa, bolsas artísticas e de docência, mas vamos nos aprofundar nesse momentos nas bolsas mais desejadas e te ajudar a conseguir uma.
Explore todas as opções
Dentro das opções citadas acima, é importante expandir o olhar para todas as oportunidades, muitas faculdades privadas por exemplo, oferecem bolsas de estudo até 100% utilizando as notas do Enem ou processo seletivo próprio, outras instituições como Educa Mais Brasil oferece bolsas de até 70% em mensalidades para auxiliar o estudante.
Então uma outra dica importante é: nunca se inscreva para apenas uma bolsa de estudo, busque se capacitar e se inscrever em várias oportunidades para que você possa ter outras opções caso você não consiga a bolsa desejada
Onde encontrar as ofertas de bolsas de estudo?
para auxiliar a busca daqueles que precisam de uma bolsa e não sabem por onde começar, vários sites e plataformas se especializaram em buscar essas informações para facilitar nessa busca:
Sites como querobolsa.com.br, que é uma das plataformas mais conhecidas, a gigante educamaisbrasil.com.br que oferece bolsas e cursos e o Bolsa Estudo são um ótimo exemplo de sites com informações sempre atualizadas sobre as bolsas disponíveis no mercado. E para quem gosta de aplicativos, esses sites também tem a versão para baixar no celular e receber as novidades em primeira mão.
Grandes portais de notícias e também do governo sempre são uma boa pedida para quem deseja uma bolsa governamental e consegue as informações direto da fonte. Além disso, também há a possiblidade de acessar o site da própria faculdade que você deseja para conferir se há algum processo de bolsas em andamento.
Como se preparar para competir por uma bolsa de estudo
O mais importante de tudo em todo o processo de seleção para bolsas é conferir todas as exigências para que você entenda se está apto ou não para aquela seleção.
Organize seus documentos e leia sempre o edital e tudo que você precisa para não se decepcionar depois. Após isso estude todos os pontos necessários para ter sucesso na obtenção da bolsa. Além de sempre acompanhar e ficar atento a todas as novidades sobre a bolsa que você está buscando
No entanto, caso você não consiga nenhuma das opções de bolsa, não é tempo de desanimar. Existem vários auxílios financeiros como o FIES que pode ser uma alternativa para financiar os pagamentos do seu estudo e começar a pagar apenas quando conseguir um emprego após a faculdade.
Conclusão
Uma bolsa de estudo é uma oportunidade única para quem deseja crescer e ingressar no ensino superior. E isso exige compromisso, pesquisa, planejamento e muita dedicação para alcançar seus objetivos. Então se atente a todas as informações necessárias para conquistar essa etapa tão importante na sua vida.